Iniciámos a aula (como é a última aula deste ano) a falar sobre IPP II, onde temos de escolher a escola para o próximo ano porque vamos ter de falar com os orientadores cooperantes durante as férias de verão para podermos escolher o que vamos leccionar, bem como assistir às primeiras reuniões, então o professor colocou numa folha as nossas escolhas.
De seguida, o Francisco e o Tiago apresentaram o que vão colocar no relatório final de IPP I.
O professor depois das apresentações entregou a recensão que tínhamos realizado para trabalho de campo em geografia na qual eu obtive 16 valores, onde fez alguns comentários.
Depois disso, o professor quis fazer uma simulação (mostrou imagens da aula da Diana - IPP III): A construção de uma fábrica de celulose junto à Serra do Montejunto (os alunos já tinham ido à Serra do Montejunto - visita de estudo criada também pela Diana).
Estas simulações ou debates (jogo de papéis) têm de ter por base conflitos, ou seja, diversas entidades a "lutar" pelos seus interesses.
Neste caso, a celulose numa área rural:
- ambiente (ecologia, paisagem);
- economia.
⇓
Neste caso, será um conflito entre o ambiente (protecção do meio ambiente, da paisagem, de tudo o que lá existe) e a economia (uma indústria trazia novos postos de trabalho, haveria bastante dinheiro a circular). As entidades que iriam participar neste conflito seriam: a população local, os investidores (empresários), ambientalistas, o autarca.
No caso da aula da Diana, foi um trabalho prévio, ou seja, os alunos sabiam de véspera quais os papéis que iam desempenhar (os alunos poderiam trazer roupas adequadas para esta sessão, apenas um aluno trouxe gravata). Este modelo tem alguns inconvenientes como por exemplo alguns alunos ficam de fora (alguns falam e participam e outros são meros espectadores), para resolver esta situação, os alunos que ficaram de fora podem ser o júri (no caso da Diana todos os alunos no final votaram se seria vantajoso colocar a fábrica ou não, no fim ganhou a não aquisição da fábrica mas foi uma competição equilibradíssima).
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh10H1bRXR76WAS8UP2vhVuCNkD4I2gQzxLzOrquX2LBHiuCQi0ddjX8GsuZIMft336-Z5kjeSSijsx0JPBZuuvj2ho4gcmVESr02LqgzHm3ie-Iboo7ypTBoJg7O7kxMohG-H5CpsrJHzz/s400/19911598_10203205083203459_1596824107_o.jpg)
- o jovem (dúvida) = Eliana;
- mãe do jovem (quer que fique) = Cíntia;
- tio do jovem emigrado (quer que ele fique) = Francisco;
- namorada (quer que ele vá) = Daniela;
- presidente (quer que ele fique) = Miguel;
moderador = Luís.
Foi bastante divertido, uma vez que acabou-se por se criar um casal homossexual (eu e a Eliana), a boa disposição foi constante, por vezes o diálogo foi complicado devido às constantes gargalhadas.
Já o Francisco e o Miguel conseguiram pôr uma postura séria e colocaram bons argumentos na defesa das suas ideias.
Assim terminámos mais uma unidade curricular, ficando estas fotografias para mais tarde recordar!
O sumário desta sessão foi:
- Preparação do próximo ano lectivo. A simulação em Geografia.
- Apresentação de IPP I por dois alunos.
- Conversa com os alunos sobre o próximo ano lectivo e a colocação em IPP II e em IPP III.
- A simulação em Geografia como recurso didáctico.
- Realização de uma simulação com os alunos, sobre a decisão de migrar.
Foi bastante divertido, uma vez que acabou-se por se criar um casal homossexual (eu e a Eliana), a boa disposição foi constante, por vezes o diálogo foi complicado devido às constantes gargalhadas.
Já o Francisco e o Miguel conseguiram pôr uma postura séria e colocaram bons argumentos na defesa das suas ideias.
Assim terminámos mais uma unidade curricular, ficando estas fotografias para mais tarde recordar!
O sumário desta sessão foi:
- Preparação do próximo ano lectivo. A simulação em Geografia.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhnR4kK8exuzqZ_lJio0zFYMYLgnOCRTOK67ViXDHBgF6brKbOPmhhVvW1e56xt-dWaCj3Je8XM0Sk4FvgXfU-9boh65BXfyLdqBzjOH3lzONd1Ab4gXL_zwc4f2Fg-Hn80JOw9xcp6zzS1/s400/19875931_10203205083363463_163390075_o.jpg)
- Conversa com os alunos sobre o próximo ano lectivo e a colocação em IPP II e em IPP III.
- A simulação em Geografia como recurso didáctico.
- Realização de uma simulação com os alunos, sobre a decisão de migrar.
Sem comentários:
Enviar um comentário