quinta-feira, 1 de junho de 2017

Trabalho de Campo em Geografia (12ª aula e última)

Iniciámos a aula com o professor a fazer uma síntese do que vai ser a aula, vamos iniciar com a apresentação do Miguel sobre a sua experiência em IPP I, de seguida vamos ver uns vídeos (brasileiros) sobre trabalho de campo e iremos terminar, fazendo uma visita ao campus universitário, onde iremos fazer pequenos vídeos a dizer o que entendemos sobre o trabalho de campo.



Depois do Miguel e do José Luís apresentarem as suas experiências do IPP I, o José Luís de forma original pois escreveu tudo no quadro, ou seja, fazendo desenhos no quadro da escola, dos orientadores, da calendarização.



No dia 7 de Junho às 14 horas, vamos encontrar-nos no IGOT de forma a fazermos a apresentação (simulação) do dia seguinte.
Depois da marcação, o professor começou a falar dos guiões e dos pré-guiões, últimas indicações pois o trabalho final é para entregar na próxima semana (5 de Junho).
Depois do intervalo,visualizámos dois vídeo "Dar outra vida a uma tradição..." e "Uma ciclovia em Torres Novas - Projecto Nós Propomos: pequenos grandes cidadãos", o professor em casa foi procurar vídeos sobre trabalho de campo mas os que encontrou não o satisfez então passou um vídeo do projecto Nós Propomos! realizado na Madeira por alunos do 11º ano onde eles mostram os barcos e querem que os barcos quando não tiveram na actividade piscatória que desenvolvam o turismo. O segundo vídeo foi realizado por alunos do 2º ano e consiste na criação de uma ciclovia na cidade de Torres Novas. 
De seguida, realizámos o tão falado ao longo deste semestre: trabalho de campo!!



Saímos do Igot, onde o professor falou um pouco do campus universitário. que a primeira universidade foi a de Farmácia (não na localização que tem hoje mas mesmo em frente do IGOT). Depois começámos por descer a rua Professor António Flores onde passámos ao pé do ISCTE, passando por detrás da Universidade de Medicina Dentária. De seguida, passámos entre a Universidade de Direito e a Universidade de Psicologia / Instituto de Educação (onde temos duas unidades curriculares este semestre).

Depois de atravessarmos toda essa rua, chegámos à Alameda da Universidade onde fomos até à Reitoria da Universidade de Lisboa. De lá conseguimos ver a Universidade de Direito à esquerda e a Universidade de Letras à direita (o professor disse que foram construídos estes três edifícios ao mesmo tempo e isto nota-se na construção). De seguida o professor levou-nos até à Universidade de Letras, onde entramos e fomos até ao auditório 1, onde está numa parede alguns nomes conhecidos de estudantes da própria universidade (ex: Manuel António Ferreira Deusdado). Ainda tivemos tempo de passar na Torre do Tombo onde pudemos ver as coisas expostas no 1º andar.



Assim termina mais uma unidade curricular muito enriquecedora para o nosso futuro: "Trabalho de campo é um conjunto de atividades de aprendizagem que envolvem a recolha direta de informação, nos lugares e com as pessoas, complementadas pela análise, reflexão e comunicação dos resultados obtidos". (Claudino, 2016)

Sem comentários:

Enviar um comentário