domingo, 19 de fevereiro de 2017

Metodologia do Ensino de Geografia (1ª aula)

Iniciámos a aula com a continuação da elaboração da Rede de Formação Inicial (escolha das escolas).
De seguida o professor mostrou-nos a apresentação de um trabalho do Projecto Nós Propomos, que será realizada no próximo sábado no Seminário Luso-Espanhol "Cidadania e Inovação na Educação Geográfica 2016-2017: Renovação do Espaço do Antigo Hospital de Arroios" realizado por alunos do 11º ano do Colégio de Santa Doroteia. Onde o professor nos chamou a atenção para alguns pontos na apresentação - apresentação desorganizada.
Outro ponto falado na aula foi que o professor na quarta-feira tinha estado na Escola Secundária Maria Amália onde houve a intervenção do Secretário de Estado da Educação sobre as desigualdades socio-económicas e o seu reflexo no insucesso escolar.
De seguida falamos sobre a aprovação do currículo flexível já no próximo ano, ou seja, 25% do currículo vai ser flexível (a questão que se coloca é como é que estes 25% vão ser distribuídos pelas diversas disciplinas - deveria ser distribuído pelas áreas disciplinares mais dinâmicas).     
Os conteúdos programáticos que iremos abordar são:
1. Didáctica e Metodologia – breve discussão conceptual. 
2. A evolução da educação geográfica em Portugal: uma perspectiva dos seus principais ciclos e mudanças de paradigma desde o século XIX aos nosso dias. 
3. As escolas francófona e anglo-saxónica de educação geográfica: princípios e práticas. 
4. Propostas metodológicas para o ensino de Geografia: 
4.1. As propostas de B. Merenne-Schoumaker, Souto Gonzáles; 
4.2. A planificação lectiva e a mobilização de diferentes recursos – análise de uma proposta. 
5. A construção da aula de Geografia: estratégias e recursos. 
6. Recursos educativos: potencialidades e limitações: 
6.1. O quadro, o caderno diário do aluno ou o portefólio; o manual escolar (breve comentário; Os recursos multimédia; os mapas, fotografias aéreas e imagens de satélite; as tecnologias de informação geográfica (TIGs) 
7. A avaliação em Geografia: 
7.1. Avaliação diagnóstica, formativa e sumativa; 
7.2. Aplicação da taxonomia de Bloom ao ensino de Geografia; 
7.3. A construção de instrumentos de avaliação (testes e fichas de auto-avaliação/orientação) e de matrizes de objectivos/conteúdos.
O método de avaliação utilizado será:
1. Um trabalho individual de planificação e construção de recursos educativos para uma sequência didáctica de cerca de 5 aulas (75%). 
2. As reflexões desenvolvidas no respectivo blogue (25%), será entregue no dia 20 de Junho.
A classificação final será ponderada pela avaliação contínua.
Resultado de imagem
Juan Amos Comenius
Depois disto, começámos por ver o significado da palavra didáctica (dia-dizer, ligada muito a comunicar, alcançar, atravessar, ver através de...).
Didáctica Magna associada ao bispo protestante Juan Amos Comenius (séc. XVII, antiga Rep. Checa) - a arte de ensinar tudo a todos (definição de didáctica).
Depois disto entrámos um pouco na história da geografia, falando de alguns acontecimentos e pessoas marcantes, onde vimos que o 1º manual foi o catecismo pois ensinava e tinha perguntas.
Isabel Alicão (Universidade de Aveiro) afirma que a didáctica estuda a forma como os jovens constroem o conhecimento e o papel dos professores e dos auxiliares de ensino nessa construção (1988).
Didáctica - mais teórica (unidade curricular do 1º semestre)
Metodologia - mais prática (unidade curricular do 2º semestre)
Alexandre Herculano afirma que a palavra nação representa uma ideia complexa mas existem três caracteres a ter em conta: raça (ligada à história), língua (ligada à língua portuguesa / português) e o território (ligado à geografia).
A geografia é bastante ideológica:
- Antigo Regime - Rei, clero, nobreza e povo (acima dele só Deus)
- Revolução Francesa - revoluções liberais
- Liberalismo - estado-nação
O iluminismo (séc. XVIII) - O iluminismo tardio (até 1850 - séc. XIX) - desenvolve-se o interesse pelo mundo.
Denis Diderot foi um filósofo e escritor francês, notável durante o iluminismo, é conhecido por ter sido o co-fundador, editor e contribuinte da Enciclopédia, com o Jean le Rond d'Alembert.
Pais putativos da geografia:
- Alexandre Humbolot (geografia geral), obra mais importante Cosmos.
- Karl Ritter (geografia regional). 
Marquês de Pombal - reforma universidade de Coimbra - promove a igualdade ex: criação da baixa (casas todas iguais)
Manuel Fernandes Tomás por muitos considerado a figura mais importante do primeiro período liberal, foi um magistrado e político vintista que se destacou na organização dos primeiros movimentos pró-liberalismo.
Guerra Civil 1828-1834
7 de Setembro de 1935 - aparecimento da geografia na escola primária - primeiras reformas liberais
Reforma de Passos Manuel - 15 de Novembro de 1836 - Geografia Novamente
Século XIX - Século da Instrução
Terminamos a aula com a confirmação da visita ao Colégio Vasco da Gama no dia 8 de Março.


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