sábado, 25 de fevereiro de 2017

Metodologia em Ensino de Geografia (2ª aula)

Iniciámos a aula com a escolha dos textos para a recensão de trabalho de campo em geografia, ficando com o texto de Patrick Bailey - Trabajo de Campo.
De seguida passámos para uma síntese da aula anterior, retomando o tema da evolução do ensino de geografia em Portugal.
No positivismo corográfico - ligado às coress -  (1950/1894-5):
Colégio das missões (geografia das missões/missionária) - Cernache do Bonjardim - Sertã
Altura dos descobrimentos - cartografia/cosmografia
Iluminismo tardio (1ª metade século XIX) escritores escolares:
- Frei José de Sagra Família (Universidade de Coimbra, 1830): Descrição por continentes e países em tabelas;   
- Casado Giraldes (1826): Liberal, cônsul em Paris. Dá maior atenção a Portugal. Justifica-se em rodapé… “Esta é a nossa pátria”  (escrito e publicado em Paris para a mocidade portuguesa).



O professor trouxe o quadro de António Manuel Ferreira Deusdado (1858-1918) para a sala de aula e estivemos a falar um pouco da importância dele na geografia. Ele foi um pedagogo e pedagogista, filósofo, pensador, escritor e publicista português, que se notabilizou pela publicação da Revista de Educação e Ensino, na qual pugnou pela reforma do sistema educativo, com destaque para o ensino da geografia.





Em 1835/36 existiram as primeiras reformas liberais no ensino - em 1985 institucionalizou-se o ensino da geografia:
- 7 de Setembro de 1835 Regulamento Geral da Instrução: Primária Artº 1º A Instrução Primária compreende a leitura, a escritura, e os elementos de Gramática Portuguesa, Aritmética, Desenho linear, Civilidade, Moral, Religião, direito político, e algumas noções de História, e Geografia.
- Reforma de Passos Manuel, 15 de Novembro de 1836 da instrução primária Artigo 1.º A instrução primária compreende: Parágrafo 4.º Breves noções de História, de Geografia e de Constituição;
- Instrução Secundária 17 de Novembro de 1836 Artigo 38º - A instrução secundária compreende: Parágrafo 5º - A Geografia, a Cronologia, e a História.
O primeiro professor de geografia na universidade em Portugal foi Silva Teles em 1904 na universidade de Lisboa.
Como pudemos ver nos parágrafos anteriores começou a haver ensino primário e secundário de geografia antes de haver na universidade, criando uma necessidade de formar professores de Geografia.
Pai - Ensino primário e secundário
Filho - Ensino Universitário
Segunda metade do século XIX (1850/1894-95): O Positivismo Corográfico:

No início da segunda parte da aula o professor levou-nos até à entrada do IGOT onde se encontra o 1º mapa do Reino de Filipe Folque (levantamento terminado em 1865), uma das curiosidades deste mapa é que o levantamento começou por ser feito de sul para norte, fácil de perceber o porquê!


Regeneração de Fontes Pereira de Melo:
- Desenvolvimento interno – agricultura e transportes; 
- Consolidação o Império – enviar colonos.
Existe uma expansão do conhecimento do território português: Filipe Folque e seus colaboradores (geologia, relevo, clima…).
João Félix Pereira (1850): Corografia Portuguesa - A geografia da nossa pátria é a que mais nos interessa.
A segunda metade do século XIX é marcada por diversos acontecimentos:
- levantamento do território (mapa 1865);
- publicações estatísticas (1875);
- regeneração Fontes Pereira de Melo (período de alguma estabilidade);
- Caminho de ferro Lisboa - Carregado (1856) - símbolo da modernidade;
- Positivismo - explosão de informação (manuais grossos com muita informação).

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