segunda-feira, 6 de março de 2017

Iniciação à Prática Profissional I (3ª aula)

Começámos a terceira aula com a continuação da Rede de Formação Inicial, onde ficou decidido que no Colégio S. Tomás irei observar e leccionar no 3º ciclo do ensino básico e na Secundária Rainha Dona Leonor irei observar e leccionar o ensino secundário.
O ponto seguinte da aula foi a organização da visita ao Colégio Vasco da Gama em Sintra no dia 9 de Março (quinta-feira) que decorrerá das 13h50m às 15h35m (ficando combinado que sairíamos do IGOT às 13 horas).
Depois disso, começámos por fazer uma retrospectiva da aula anterior sobre as fases da aula (3 fases: principio, meio e fim). E onde começámos também por falar da questão dos trabalhos de casa, o que teve opiniões diversas pois alguns alunos são a favor e outros dos trabalhos de casa. O professor disse que sim mas com peso e medida, ou seja, os alunos após uma aula devem desenvolver uma actividade para por em prática os conhecimentos adquiridos ao longo da mesma. Se não houver um pequeno trabalho a maioria dos alunos não volta a ouvir/falar da matéria até à próxima aula e isso seria muito tempo. Não havendo trabalhos de casa o "trabalho" do aluno será só estudar para os testes e se assim for não está a ter um ensinamento contínuo. No final de uma aula, se pedirmos uma pequena actividade para a próxima aula os orientadores cooperantes ficaram com boa imagem nossa. É importante a regularidade dos trabalhos de casa e também as perguntas ao longo das aulas, para acompanhar o conhecimento dos alunos de forma a não ter surpresas no momento de avaliação final (os testes).
O ponto que falámos a seguir foi a questão do sumário. Onde novamente houve diversas opiniões de que seria feito no inicio ou no fim da aula. Seguindo o seu próprio significado (em suma) deve ser feito no fim. Se for feito no inicio obriga os alunos a abrir os cadernos diários, tirar as canetas, acalmarem-se e escrevê-lo, ou seja, marca o arranque da aula. Realizado no final poderia ser feito pelos alunos (resumo vivo), sendo utilizado como um recurso didáctico - é uma excelente ocasião de meter os alunos a fazer um resumo/recapitulação do que foi dado em toda aula, ou seja, é mesmo dito o que se faz porque muitas vezes quando se escreve o sumário no inicio não se consegue fazer tudo. É muito importante fazer a discussão do sumário com os alunos (síntese da aula). Comparando as duas situações deve-se escrever o sumário no final da aula.
Depois disto, falámos do caderno diário / dossier / portefólio que tem a função de registo. O caderno diário deve ser uma coisa organizada, ou seja, os alunos quando olham para ele já devem saber onde estão as coisas porque estão todas identificadas. O imagem é exemplo de um caderno diário organizado: a laranja é o sítio do sumário (sempre no topo da folha), depois os alunos podem colocar uma caixa onde metem os conceitos e os apontamentos importantes. e no fim da folha os trabalhos de casa com dois riscos por baixo para os conseguirem identificar bem na folha. 
Os alunos devem deixar umas cinco/seis páginas para construírem os seus próprios glossários com as definições mais importantes.


O assunto que falámos depois foi o diálogo com os alunos, ou seja, se colocamos perguntas abertas ou fechadas para eles responderem. O ideal seria colocarmos inicialmente perguntas abertas de forma a os alunos raciocinarem e se eles não responderem é preferível passar para perguntas mais fechadas (temos de ter a capacidade de reformular as perguntas de forma a passá-las de abertas para fechadas).
ex: Quais são os principais contrastes no relevo em Portugal? (pergunta aberta) o aluno não responde, então o professor pergunta: O relevo é mais montanhoso no Norte ou no Sul de Portugal? (pergunta fechada), ou seja, damos ao aluno hipóteses de resposta.
No final da aula escrevemos o sumário em conjunto:
- Continuação da construção da Rede de Formação Inicial.
- Informações sobre a visita ao Colégio Vasco da Gama.
- As fases de uma aula: revisão. 
- O trabalho de casa: da necessidade de tempos livres à importância de um trabalho continuado sobre os conteúdos chave.  
- O sumário como recurso educativo: a utilidade em indicar os conteúdos da aula e a sua valorização como síntese final da aula. 
- A organização do caderno diário: o sumário no inicio da página e uma codificação das informações.
- Perguntas abertas e fechadas - como dialogar com os alunos.


   

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