Iniciámos a aula com uma reflexão sobre a visita ao Colégio Vasco da Gama, onde tivemos a oportunidade de entrar em contacto com uma realidade bem diferente do ensino público. É importante conhecer vários métodos de ensino e neste caso utilizando sempre o computador/tablet como recurso. O conhecer uma sala com uma distribuição tão diferente das chamadas "salas normais", olhando para aquela sala seria uma sala desorganizada.
De seguida, passámos a falar da reunião que o professor teve com os orientadores cooperantes na última sexta-feira (10 de Março), onde o professor os avisou da sobrecarga horário que temos por causa da unidade curricular do semestre anterior. E devido a esta sobrecarga não devemos prometer muitas coisas para depois termos de faltar, também por causa da sobrecarga no relatório final será mesmo pedido uma breve apresentação da escola e da turma onde estivemos inseridos. No final das aulas observadas devemos sempre falar com o coordenador observante de forma a dar-mos o nosso feedback das aulas (não parecendo que estávamos ali só por estar mas para aprender).
Depois disto, retomámos a questão das perguntas abertas e fechadas. Na aula passada já tínhamos visto que inicialmente, as questões devem ser abertas, para dar espaço ao aluno de poder responder em várias vertentes, se o aluno não disser nada deve-se fechar a pergunta de maneira a tornar mais fácil a resposta do aluno.
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Comparando uma pergunta com a outra, fazer perguntas individuais torna-se melhor (opção mais correcta), de forma a todos falares, não criando grupos atentos/participativos. As perguntas à turma iludem a participação dos alunos porque podem ser sempre os mesmos a responder e o professor fica com a sensação que todos sabem/aprendem e pode não ser verdade (dá ritmo à aula mas pode criar ilusão).
Uma aula deve ter os dois tipos de perguntas porque ambas tem vantagens e desvantagens. Mas para poder acompanhar as aprendizagens de todos os alunos deve-se fazer perguntas individuais. Podem-se fazer perguntas mistas, ou seja, quando se escolhe um sector da sala de aula para responder.
A ideia seria primeiro fazer a pergunta à turma e depois direccioná-la ao aluno (pergunta - a turma pensa - o aluno responde, a teoria seria assim!).
Perguntas no inicio da aula: ao aluno ou à turma?
Sendo um momento delicado, a pergunta dirigida à turma é a mais adequada no sentido de despertar a atenção dos alunos e colocá-los a participar e isso marca o arranque da aula. Depois disso já se pode colocar as perguntas individuais.
Perguntas no final da aula: ao aluno ou à turma?
A pergunta deve ser dirigida ao aluno no sentido do professor perceber se os alunos compreenderam o conteúdo leccionado. Se a aula estiver mesmo a terminar é mais fácil fazer a pergunta à turma de forma a obter uma resposta mais rápida.
Nota: temos de marcar bem o arranque da aula (tem de se notar que a aula já começou) e temos de chamar a atenção aos alunos, para todos começarem ao mesmo tempo.
Resolução de actividades:
Não se pode acabar o exercício quando os primeiros terminam mas também não se pode esperar pelos últimos (tem de se fazer uma pequena pressão sobre os mais lentos para terminarem a actividade), ou seja, temos de encontrar um meio-termo.
Não se pode distribuir uma ficha de trabalho sem fazer uma introdução antes, tem de se marcar bem o inicio de cada actividade. Enunciar à turma que se iniciou uma nova tarefa para os alunos não se perderem durante a aula.
O professor não pode falar apenas para um grupo mas sim para todos.
É necessário marcar bem o espaço entre cada tarefa. Não se deve dar uma grande tarefa aos alunos, deve-se dividir em pequenas partes, ou seja, se tiver 2 ou 3 grupos de questões deve-se fazer grupo a grupo (de 5 em 5 minutos), porque se dermos 15 minutos para a realização da ficha toda os alunos acabam por dispersar-se. (tarefas fragmentadas)
No início deve-se ler as actividades com eles para esse ser o 1º contacto com as perguntas.
Durante a realização das tarefas o professor deve-se calar (é o tempo e o espaço do aluno).
No final da aula escrevemos o sumário:
- A visita ao Colégio Vasco da Gama: Iclasse, uma aula à frente do tempo.
- Reunião com os orientadores cooperantes: a importância do feedback das aulas.
- As perguntas dirigidas à turma mobilizam o conjunto dos alunos e imprimem maior ritmo/dinamismo.
- As perguntas individuais mobilizam alunos menos participativos.
- Na aula, deve-se marcar bem o começo das tarefas.
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