sábado, 18 de março de 2017

2ª Reunião na Escola Secundária Rainha Dona Leonor

Esta manhã decorreu a segunda reunião com o nosso orientador cooperante José António Baptista da Escola Secundária Rainha D. Leonor. 
Quando tivermos as aulas para dar temos de entregar pelo menos uma semana antes a planificação da aula para o professor ver e rectificar caso seja necessário.
O professor perguntou qual dos conteúdos do 11º ano que ainda faltam dar me interessava mais e eu escolhi o ponto 4.3..
Leccionando estes conteúdos as aulas serão em princípio logo na primeira semana do terceiro período, ou seja, entre o dia 24 e o dia 28 de Abril.
Nesta reunião ficou também combinado que na próxima quinta-feira, dia 23 de Março iremos (eu e o Tiago) assistir a duas aulas do 11ºano (as duas turmas que o professor tem).
Depois disto o professor falou um pouco da escola e de como estava organizada.
Existem dois documentos fundamentais na escola que todos os professores devem ler e conhecer bem que são o Projecto Educativo e o Regulamento Interno.
Por fim, falámos dos órgãos da escola:
1º órgão: Conselho Geral (órgão mais importante que reúne-se pelo menos 2 vezes por período) - reúnem-se poucas vezes mas são eles que aprovam ou recusam a direcção. É composto por professores (eleitos) que ocupam 50% e a outra metade é composta por representantes das autarquias (Câmaras e Juntas de Freguesia), representantes dos pais e representantes com outras identidades locais.
2º órgão: Direcção que é composta por um director (neste caso directora), subdirector, 3 adjuntos e assessores.
3º órgão: Conselho Pedagógico que é constituído por professores (todos os coordenadores de cada departamento, ou seja, um representante de cada área), por pais, pela direcção de turma e pelo gabinete de trabalho para os alunos.
A geografia está inserida no departamento das ciências sociais e humanas (o coordenador do departamento é o nosso orientador cooperante) com a disciplina de História e Geografia de Portugal, História, Filosofia, Economia, Sociologia e quando existe Moral, para cada disciplina tem de haver um sub-coordenador.
O gabinete de trabalho para os alunos (Gabinete de Apoio Pedagógico) - quando os alunos são expulsos da sala de aula são encaminhados para esta sala onde irão fazer actividades.
Falámos também do CREM - Biblioteca - Centro de Recursos Multimédia, quando um professor falta os alunos são encaminhados para aqui onde estão sempre dois ou três professores de "reserva" para os ajudar a estudar.
O orientador cooperante voltou a insistir numa ideia fundamental na profissão de professor que é o trabalho colaborativo.
Disse que as aulas dele não podem ser exemplo para nós, ou seja, nas aulas que iremos leccionar não o podemos "imitar". As próprias palavras dele foram "não sou modelo para ninguém".
A última ideia retirada na reunião foi que a melhor maneira de criar uma boa ligação com os alunos é mostrar-mos que nos preocupamos com eles mas nunca dando grandes aberturas (temos de ser firmes) para manter o respeito.  


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