Começámos a aula a falar do dia internacional da felicidade (20 de Março), onde o professor disse que devia-se promover a educação geográfica da felicidade.
No começo de cada aula, devemos falar do que se passa no momento (geografia da actualidade), ou seja, se é o dia nacional da felicidade devemos falar nele, se houve uma tempestade no dia anterior começar a aula a falar nela, etc.
Depois passámos a falar das metas curriculares que foram buscar os temas do programa.
As metas curriculares organizam-se em:
- temas/domínios;
- subdomínio;
- objectivos gerais;
- descritor/objectivos específicos.
Fontes: Metas Curriculares de Geografia do Ensino Básico - 3º Ciclo |
Na imagem ao lado podemos identificar o domínio, subdomínios, objectivos gerais e descritores. O 1º domínio do 7º ano é "a Terra: estudos e representações", tendo este vários subdomínios, aqui só se vêem dois "a geografia e o território" e "a representação da superfície terrestre". Mostrando por fim os objectivos gerais e os descritores, em cada objectivo geral existem alguns descritores. No subdomínio A geografia e o Território existe um objectivo geral (Compreender o objecto e o método da Geografia) e existem seis descritores (1. Reconhecer a Geografia como a ciência que estuda os territórios resultantes da inter-relação
entre a natureza e as sociedades.
2. Descrever a influência dos factores físicos e humanos no planeamento do território e a
sua interdependência.
3. Identificar, no território, paisagens com diferentes graus de humanização.
4. Identificar as principais etapas de uma pesquisa em Geografia.
5. Identificar as principais fontes de informação utilizadas pelos geógrafos.
6. Distinguir observação directa de observação indirecta).
Uma forma de diferenciar os objectivos gerais dos descritores é através dos verbos que iniciam as frases, ou seja, os verbos mais gerais (conhecer, compreender) levam-nos aos objectivos gerais.
De seguida, passámos à elaboração de um plano de aula, onde colocámos o domínio, subdomínio, objectivos gerais, descritores, tempo, actividades e recursos.
Esta tabela encontra-se incompleta e não é mais correcta uma vez que o que interessa na tabela é o preenchimento das colunas e se o domínio e o subdomínio são os mesmos devem sair da tabela e vir para a fase de enquadramento, ou seja, tudo o que não se alterar durante a aula pode sair da tabela. Abrir colunas para estarem quase vazias, mais vale retirá-las da tabela e colocá-las externas à tabela.
Se o objectivo geral for o mesmo também pode ser retirado da tabela e passa para a fase de enquadramento (ao pé do domínio e subdomínio).
Por norma, os novos professores têm o hábito de escrever muitos conteúdos para uma só aulas. As suas primeiras planificações dão para umas três/quatro aulas.
A planificação existe para que as aulas corram bem (principal objectivo da planificação da aula) e não que a planificação seja toda cumprida, de forma a aula não ser uma correria e que as aprendizagens corram bem.
Entre cumprir-se bem uma aula e cumprir o plano da aula, deve-se cumprir bem a aula, de forma a tornar as aprendizagens melhores.
Outro ponto que se falou foi da observação feita em aula, ou seja, o registo de observação.
Observação: - naturalista (escreve o que observa na aula)
- sistemática (observa com base numa grelha de critérios).
Ainda falamos da planificação das aulas no ensino secundário.Onde se pode colocar os conceitos mas estes por norma estão ligados aos conteúdos e também os recursos que serão utilizados.
Por fim escrevemos o sumário:
- As Metas Curriculares estão organizadas em Domínios, Subdomínios, Objectivos Gerais e Descritores.
- A observação de aulas: naturalista e sistemática. Elaboração de uma grelha de observação, com actividades do professor, dos alunos, observações e tempo.
- A planificação de uma aula no 3º ciclo: Domínios e Subdomínio e, na grelha, objectivos gerais, descritores, conteúdos, experiências de aprendizagem/estratégias, recursos, tempo e avaliação (depois da grelha). No Secundário, tema, objectivos, conteúdos, experiências de aprendizagem, recursos, tempo e avaliação. Diferença entre objectivos e competências.
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