Iniciámos a aula com um breve comentário de como a recensão deve estar estruturada:
- informações sobre o autor e o texto em análise;
- ideias do texto (resumo);
- críticas.
O professor voltou a falar do GEOFORO, mais especificamente do GEOFORO 21, onde podemos colocar as nossas recensões nos comentários. No fim, podemos colocar todas as recensões num dossier, criando assim uma síntese de vários textos sobre o trabalho de campo.
O ponto seguinte da aula foi um retomar da aula anterior, sobre como o trabalho de campo de como é visto por vários autores e retomamos no programa de Geografia A.
Fonte: PPT da Aula |
Observação directa:
- naturalista (o que se olha sem critérios);
- estruturada (previamente definida).
"...a visita de estudo e ao trabalho de campo..." - quer dizer que a visita de estudo não é trabalho de campo, ou seja, está a diferenciar visita de estudo de trabalho de campo que não são a mesma coisa mas correctamente a visita de estudo está inserida no trabalho de campo. A visita de estudo é uma modalidade do trabalho de campo.
Diferenciação de trabalho de campo do de pesquisa: o trabalho de pesquisa pode obrigar os alunos a saírem de casa mas não é considerado trabalho de campo (ex: quando se vai a uma biblioteca pesquisar dados estatísticos não é considerado trabalho de campo).
O trabalho de campo nas escolas
Francófona:
- é mais tradicional;
- é mais transmissível;
- manuais com mais matéria - ensino baseado no manual escolar;
- escola mundial e nacional;
- ex: pedir aos alunos para descrever a paisagem.
Anglo-saxónica:
- Inglaterra - grande império no século XIX;
- Geographical Association - 1892, em Portugal - 1935/36;
- escala local - faz parte da cultura: responsabilização dos indivíduos e comunidades;
- trabalho de campo (fieldwork);
- ex: dar três locais possíveis para a construção de uma casa para os alunos escolherem a localização mais adequada para a casa.
Por fim, escrevemos o sumário:
- Recensão Crítica: síntese e crítica.
- O trabalho de campo nas metas curriculares e no programa de geografia: a visita de estudo é uma forma de trabalho de campo.
- A escola francófona valoriza a pesquisa documental e a escola anglo-saxónica o fieldwork.
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