quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Trabalho de Campo em Geografia (1ª aula)

A aula começou com a apresentação do programa, avaliação da unidade curricular e com datas e informações importantes.
                                        Os conteúdos programáticos que iremos abordar são:
1.O trabalho de campo em Geografia: diferentes concepções e perspectivas metodológicas. 
2. O trabalho de campo nos currículos portugueses de Geografia. 
3. Várias modalidades de trabalho de campo.
4. A planificação do trabalho de campo. 
5. A construção de um guião de trabalho de campo. 
6. A avaliação do trabalho de campo. 
O método de avaliação será:
1. Recensão Crítica (individual) vale 25% da nota final.
2. Elaboração de uma proposta de planificação de trabalho de campo, devidamente fundamentada, construção dos documentos respectivos (incluindo um guião de trabalho de campo) vale 50% da nota final (em grupo de três elementos).
3. Criação de um blogue, onde se faz um registo crítico das aulas (individual) e vale 25% da nota final.
O professor quer que a nossa recensão (1º trabalho para avaliação) seja colocada no GEOFORO, mostrando-nos um exemplo que está lá sobre as saídas de campo e visitas de estudo:
- O GEOFORO – Foro Iberocamericano de Educação, Geografia e Sociedade.
- Foro 21- Saídas de Campo e Visitas de Estudo.
http://geoforoforo2.blogspot.pt/2015/02/foro-21-las-salidas-de-campoa-visitas.html
Datas importantes:
1. Entrega da Recensão Crítica no dia 14 de Março e a sua apresentação no dia 21 de Março.
2. Entrega da elaboração da proposta de planificação de trabalho de campo no dia 30 de Maio.
3. Dia 2 de Maio é dia do Projecto Nós Propomos e por isso não há aula na sala de aula mas sim durante o dia todo no IGOT, a ver as várias apresentações dos projectos desenvolvidos nas escolas ao longo deste ano.
De seguida passamos para uma parte mais prática onde escrevemos no quadro as nossas experiências de trabalho de campo enquanto alunos no ensino básico (3º ciclo) e ensino secundário.




O professor enquanto fazíamos esta actividade alertou-nos para a importância de escrever no quadro, sendo uma forma de fazer o registo de maneira a os alunos escreverem também (melhora o acompanhamento dos alunos).




No levantamento que foi feito por nós enquanto alunos no ensino básico (3º ciclo) e ensino secundário vemos que haviam poucas saídas de campo / visitas de estudo em geografia, o que nos leva a concluir que algo está errado porque devia ser das disciplina que mais promovesse as saídas de campo.
As conclusões que tirámos foram as seguintes:
A 1ª conclusão a que chegamos foi que o trabalho de campo é visto como visita de estudo, apenas duas situações em que foi feito trabalho de campo (Miguel e Dominik), ou seja, o trabalho de campo é realizado fora da área da escola, chamado de visitas de estudo;
A 2º conclusão que podemos retirar é que não é dada a devida importância ao trabalho de campo que é fundamental em geografia. 
A importância das visitas de estudo (“tradição”) no que diz respeito ao trabalho de campo, ficando muitas vezes as saídas de campo em segundo plano realizadas na área da escola (quase inexistentes).
Importância da educação geográfica que nos ajuda a inserir e intervir nos vários territórios onde habitamos; mostra-nos a importância do espaço onde vivemos, logo está directamente ligada ao trabalho de campo.
O trabalho de campo normalmente é feito fora da área da escola porquê?
- faz parte da matriz do sistema educativo;
- o meio local não está no ADN da nossa disciplina (geografia).

Em 1836 são criados os liceus em Portugal (ensino liceal), sendo o século XIX o século da instrução (acontece no estado nação) ex: Unificação da Alemanha, Itália…
A geografia era uma das disciplinas criadas desta altura, ou seja, era vista como nova.
Após um pequeno intervalo e de forma a promover o trabalho de campo, viemos à rua tirar uma fotografia em frente ao IGOT.

Como última actividade lemos o texto: Claudino, S. (1988). O Trabalho de Campo em Geografia. Apogeo, nº1, Dezembro, p. 4-7. e começámos a analisá-lo em grupo. 
As primeiras ideias retiradas foram que:
- o trabalho de campo é fundamental porque concretiza as aprendizagens teóricas; 
-é motivador (os alunos gostam de sair da rotina, do que é diferente).


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