sábado, 8 de abril de 2017

Iniciação à Prática Profissional (8ª aula)

Iniciámos a aula com o Índice do relatório de IPP I: (onde teremos duas opções)
Opção A:
1. Introdução (objectivos)
2. Breve caracterização das escolas (duas)
3. Breve caracterização das turmas (duas)
4. Comentário às aulas observadas ao orientador cooperante
5. Descrição e comentário às aulas leccionadas
6. Conclusões
7. Referências
Opção B:
1. Introdução (objectivos)
Escola A / Escola B - fazer a mesma análise da opção A mas separadamente, ou seja, fazer tudo de uma escola e depois fazer da outra. Acabando com uma conclusão englobando as duas escolas.
Depois fizemos uma revisão das planificações a curto prazo:
No básico (3º ciclo):

Como podemos observar na tabela, colocamos o domínio e o subdomínio (se for o mesmo) no cabeçalho da planificação para não criar colunas vazias. A avaliação também pode vir no final da coluna, mais uma vez para não se tornar uma coluna vazia. Os descritores também podem ser chamados de objectivos específicos mas o termo mais correcto é descritores.
No secundário:
Neste caso, colocamos os temas e o subtema (se for o mesmo) no cabeçalho tal como na planificação do 3º ciclo de forma a não criar colunas vazias. Os conteúdos também podem ser chamados de conceitos e as experiências de aprendizagem também podem ser chamadas de estratégias/actividades. Mais uma vez, tal como na grelha de planificação de uma aula de 3º ciclo a avaliação pode vir por baixo da tabela.
De seguida, falamos da diferença entre os objectivos gerais e os objectivos específicos dando exemplos deles:
- definir latitude: objectivo específico:
- definir latitude a partir da localização de um lugar em mapas de diferentes projecções: competências.
Por fim, falámos das planificações a médio prazo, estas planificações descrevem as aulas de forma simplificada.
Dificilmente isso acontece mas se o subdomínio for o mesmo, pode passar para o cabeçalho onde está o domínio de forma a tabela não ter colunas vazias. As experiências de aprendizagem e os recursos podem ficar na mesma coluna. O número de aulas é a calendarização.   

Sem comentários:

Enviar um comentário