Iniciaram a aula a falar de perguntas de escolha múltipla:
- 4/5 hipóteses é o ideal;
- enunciar a forma ou a selecção da resposta;
- o enunciado da pergunta contém os elementos comuns com que se enuncia a resposta.
Ex:
(Errado) (Certo)
Paris: Paris é a capital de:
- É a capital da França. - França.
- É a capital da Alemanha. - Alemanha.
- É a capital do Reino Unido. - Reino Unido.
Assinalar a resposta no final da mesma.
- Colocar a opção correcta aleatoriamente;
- As frases devem estar na afirmativa;
- Ter em atenção os advérbios de exclusividade.
- Os distratores devem ser verossímeis;
- Os distratores devem conter os erros habituais dos alunos;
- Deve-se solicitar a definição e não o conceito;
- Os advérbios de negação (a evitar) devem ser sublinhados / ter grafia diferente.
As vantagens destas perguntas são:
- Rapidez na correcção;
- Avaliam mais conteúdos;
- São objectivas;
- A correcção é justa, é aquela opção e mais nenhuma.
Desvantagens:
- Avaliação mais pobre;
- Não mostra as aprendizagens dos alunos (ex: vocabulário, criatividade,...);
- Elaboração destas questões é muito mais difícil.
Exemplo de pergunta de escolha múltipla:
As formações vegetais no clima equatorial designam-se de:
a) Floresta Galeria
b) Floresta Equatorial
c) Savana
d) Estepe
Por fim, escrevemos o sumário:
- As perguntas de escolha múltipla dever ter 4/5 questões de resposta e permitem avaliar uma grande diversidade de conteúdos.
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