quarta-feira, 12 de abril de 2017

Trabalho de Campo em Geografia (8ª aula)


Nesta aula começámos analisar guiões de visitas de estudo que o professor tinha de antigos alunos. O primeiro a ser analisado foi o guião "Outra maneira de ver... Lisboa!!!" realizado para uma visita de estudo no âmbito de geografia (11º ano) no ano de 1998, na Escola Secundária de Santo António dos Cavaleiros.
Na primeira página encontramos a capa com o eléctrico e com um título apelativo.
Na segunda página encontramos a planta da cidade de Lisboa onde têm a actividade dos alunos marcarem as paragens na mesma planta - não devemos dar documentos em aberto, ou seja, deviam ter marcado o 1º trajecto de forma os alunos seguirem o exemplo.
Na terceira página encontramos o itinerário que tem 19 paragens mais o almoço e o lanche (isto tudo em apenas 8 horas), tinham demasiadas paragens, só podiam estar 15 minutos em cada sítio.
Na quarta página encontramos um texto sobre a cidade de Lisboa (uma página de texto - deveria ter sido analisado nas aulas anteriores e não devia estar no guião guião da visita de estudo).
Na quinta página começavam as paragens (três), cada uma com um pequeno texto introdutório (dentro de caixas de texto, de forma a informação não ficar solta - aspecto positivo), um aspecto negativo é que deviam ter pelo menos uma actividade em cada paragem..
Na página seguinte tem mais 3 paragens e duas pequenas actividades na última paragem (identificar e avaliar).
Na sétima página tem apenas uma paragem e três questões, esta página tem informação desnecessária que acaba por não ser explorada. As perguntas são de caracterizar, comparar e identificar sendo que a terceira é descontextualizada.
Na oitava página tínhamos um boneco do almoço, em vez disso, deviam ter posto uma ou duas indicações para os alunos durante este tempo, de seguida tem mais uma paragem com três questões. O texto sobre esta paragem é demasiado grande e as questões que colocam não deviam ser sobre aspectos históricos e sim de observação, como a última questão.  
As páginas seguintes são a mesma coisa e sumariamente este guião é muito grande (13 páginas), o formato não é o indicado, uma vez que está a A4 e devia estar em A5 (forma de caderno). O guião tem demasiadas paragens, ao todo 19 e em cada paragem os alunos vão ficar apenas 15 minutos, nem tempo de fazer as actividades têm.

O guião que analisámos de seguida foi à descoberta de Alcochete realizado em 2014  para um 9º ano. Este guião ganha em ser em forma de caderno, uma vez que os alunos assim conseguem escrever melhor nele, o título da visita de estudo é interessante e na capa só faltam os contactos dos professores. Na segunda página encontramos as regras a cumprir  e os objectivos, onde vimos que as regras estão mal estruturadas (as colocadas no guião são evitadas) e os objectivos deviam ser menos e deviam ser melhor formulados (ex: 1º Discutir a importância que D. Manuel I teve para Alcochete, em vez de Inferir sobre a importância que D. Manuel I teve para Alcochete). Na terceira página tem informações adicionais que deviam ser chamadas de sugestões e onde diz mapa do itinerário deveria ter o mapa. Na 4ª página tem a 1ª paragem - em frente à estátua do rei D. Manuel I, esta paragem não faz grande sentido uma vez que a pergunta está relacionada com o texto que é dado aos alunos e assim a paragem não se torna funcional (não existe qualquer observação directa) - deveria ser feita nas aulas preparatórias. Nas 5ª e 6ª páginas temos a 2ª paragem - frente ribeirinha, as questões deveriam de estar numeradas, deviam ter tido mais cuidado com o português utilizado nas questões e na terceira pergunta deveria ter um texto introdutório uma vez que já se trata de outro assunto. Na 7ª página, temos a 3ª paragem - em frente à igreja da Misericórdia, onde o texto colocado é desnecessário uma vez que o texto em nada está relacionado com a questão colocada aos alunos.
Na 8ª página temos a 4ª paragem - centro da vila, onde encontramos duas fotografias e um texto demasiado grande para estar num guião. Na página seguinte, continuamos na mesma paragem mas os alunos têm de ler um texto e explorá-lo na questão que é feita, assim a paragem era boa mas foi mal explorada, uma vez que os alunos pararam só para ler. Os guiões devem ter perguntas de resposta curta e não de desenvolvimento. Na 10ª página o guião tem a 5ª paragem - museu municipal como uma pequena actividade e aqui termina o guião. Deveria ter actividades mais práticas (tirar fotografias, desenhar - desenvolver a observação directa) e no final devia ter uma ou duas questões sobre a opinião dos alunos sobre a visita de estudo. O sumário desta sessão foi:
- Análise crítica de dois guiões de trabalho de campo de Geografia.
- Os textos de carácter informativo, de alguma dimensão, devem ser explorados previamente à visita de estudo.
- A exploração de textos alusivos aos locais visitados, em si mesma, deve ser prévia à visita de estudo.  

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