quinta-feira, 6 de abril de 2017

Metodologias do Ensino de Geografia (6ª aula)

Iniciámos a aula, falando da estrutura do trabalho final desta unidade curricular que consiste na planificação de 5/6 aulas (sequência lectiva). Esta planificação terá de ter pelo menos:
  1. Breve introdução das escolhas feitas;
  2. Planificação de Médio Prazo;
  3. Planificação individual das aulas (excepto aula do teste);
  4. Teste sumativo com matriz de objectivos/conteúdos;
  5. Ficha de trabalho;
  6. Teste diagnóstico;
  7. Apresentação de diapositivos.
Este trabalho será realizado em grupos de dois:
  1. Inês + Diana - Transportes;
  2. Cíntia + Miguel - Relevo/Bacia Hidrográfica;
  3. Daniela + Eliana - População e Povoamento;
  4. Tiago + Francisco - A Terra, Estudos e Representações;
  5. Luís + José Luís - 11º ano.
O ponto seguinte da aula foi como elaborar uma ficha de trabalho: que perguntas deve ter bem como a sua estrutura. A ficha de trabalho deve ter perguntas fechadas e perguntas abertas (desenvolvimento) por esta ordem, ou seja, começa-se pelas perguntas fechadas e depois passamos para as perguntas de desenvolvimento de forma a os alunos desenvolverem o seu raciocínio e ligar os conhecimentos.
As fichas de trabalho:
  • têm de ter informações;
  • têm questões de exploração dessa informação;
  • podem/devem remeter para outras fontes de informação (Internet ou o próprio manual) (tem de existir interactividade entre os recursos);
  • não devem ter só perguntas mas também informações (gráficos, imagens, textos, etc.) e a partir destas informações colocar perguntas; 
  • podem propor actividades individuais ou em grupo.
A ficha deve começar com um cabeçalho, esse cabeçalho deve conter o nome da escola, dizer mesmo ficha de trabalho e o tema a ser tratado, ter espaço para o aluno colocar o nome, número, turma e data. Devemos sempre pedir e ter lugar nas fichas que entregamos aos alunos sítio para colocar o nome deles, de forma que eles sintam pertença. Os professores também devem colocar sempre os seus nomes em todas as coisas que entregam aos seus alunos. Depois do cabeçalho devemos colocar mesmo uma linha de forma a mostrar que é a partir dali que as actividades vão começar.

Passámos depois para dois exemplos práticos de como elaborar exercícios na ficha de trabalho.
Grupo I
1. Observa atentamente a figura 1. (isto não se deve colocar nas fichas de trabalho, o que se deve colocar é uma frase introdutória antes das imagens utilizadas)
Resultado de imagem para barragem do alqueva
Fig. 1 Barragem do Alqueva
    

1.1. Qual o recurso energético que pode ser explorado com esta barragem?
1.2. Que actividades estão a ser desenvolvidas (nas margens) na barragem?



  • Se a pergunta não for centrada na imagem, a imagem não está lá a fazer nada.
  • Se colocarmos um texto, a primeira pergunta tem de ser sobre o conteúdo que está no texto.
  • Podemos afirmar que é um desperdício colocar uma imagem para fazermos apenas uma pergunta.

Devido aos recursos que iremos ter na escola é preferível optar por desenhos do que por fotografias, uma vez, que no desenho irá se visualizar melhor os detalhes.


Grupo II
Resultado de imagem para gráfico termopluviométrico alqueva
Fig. 2 Temperaturas médias e precipitações mensais do Alqueva  
  1. Como se designa o gráfico da figura 2?
  2. Qual o clima de Alqueva?
  3. De acordo com o clima, qual a vegetação lá existente?
  4. Quantos meses secos existem no Alqueva?
  5. Qual a temperatura média mensal mais elevada?
É necessário ter cuidado com a ordem das perguntas, no exemplo anterior as perguntas estão numa ordem incorrecta, ou seja,  devíamos começar pela exploração do gráfico, logo as últimas duas perguntas deveriam ser as segundas e terceiras e só no fim de pedir uma observação aos alunos mais detalhada fazer a pergunta do clima.
Terminámos a aula escrevendo o sumário:
- A estrutura do trabalho de MEG.
- A ficha de trabalho compreende interactividade entre recursos e dinamiza o trabalho na sala de aula.

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