Começámos a aula com o professor a falar do Georg Eckert Institute, este instituto encontra-se na Alemanha e está relacionado com a criação de manuais escolares (o professor fez uma candidatura para passar algum tempo neste instituto, um dos melhores do mundo).
De seguida, voltámos para a construção de um guião de visita de estudo:
- na 1ª página ter a capa, na 2ª o nome dos participantes e nas páginas seguintes têm de ter uma breve introdução, os objectivos específicos (ter poucos e centrais, ou seja, só os específicos de forma os alunos lerem e perceberem o que se pretende com a visita), programa (horário e pontos de passagem).
As recomendações (estas vem no guião mas também podem vir no documento que é entregue aos pais quando lhe pedimos autorização para os filhos irem à visita de estudo):
- levar bom comportamento (este pode-se colocar ou não);
- estar atento às indicações dos professores;
- levar calçado e roupa adequados;
- levar um bloco / base para escrever + lápis ou caneta;
- farnel (almoço e lanche);
- boa disposição;
- máquina fotográfica e/ou telemóvel.
Os textos grandes devem ser falados antes da visita de estudo - ficha de trabalho de preparação para a visita de estudo - temos de guardar uma ou duas aulas antes da visita de estudo para preparar o alunos.
A visita organiza-se em paragens, depois disto fizemos um esboço:
1ª paragem: Cabo da Roca
- Mini-texto introdutório (curiosidades, aspectos importantes/relevantes);
- Fotografias (pode ser em banda desenhada);
- Actividades de observação (descrever a praça, desenhar a paisagem, pedir fotografias, inquéritos aos habitantes dos locais visitados).
Temos de ter cuidado com as actividades, ou seja, devemos colocar poucas actividades de forma a não andar a correr e de forma os alunos terem tempo de responder a todas as questões.
Nas visitas de estudo, onde vão falar pessoas de fora (ex: vereador), os alunos devem preparar previamente as questões que vão colocar com os professores na sala de aula, já vai preparado e definido quem vai fazer essas questões.
Nos guiões, temos de fazer uma diferenciação entre o que o professor diz e as actividades. ou seja, podemos colocar os mini-textos dentro de caixas de forma os alunos os identificarem bem.
Em relação às perguntas, estas ao início devem ser simples e fechadas de forma a motivar os alunos e quando fazemos as perguntas temos de dar linhas para eles poderem responder.
ex: 1. Qual a data de fundação do café Estrela do Rio? (simplicidade no que se pede aos alunos)
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No final do guião, temos de colocar um espaço onde os alunos podem avaliar a visita de estudo, ou seja, colocar uma tabela ou pequenas questões como o que gostaram mais e o que gostaram menos; aspectos positivos e aspectos negativos, como avaliam o seu comportamento, o que melhoravam, etc.
No final de todas as recomendações sobre os guiões de uma visita de estudo, escolhemos os grupos e os possíveis temas da nossa visita de estudo:
- Cíntia, eu e a Eliana - Papel do Turismo na Serra da Arrábida;
- Francisco e o Tiago - Évora;
- Miguel - Multiculturalismo (Lisboa);
- Dominik e Luís - Dinâmica dos Sedimentos da Praia do Guincho;
- José Luís - Geopatrimónio do Rio Paivô;
- Carla - não estava presente;
- Teresa - não estava presente.
A entrega do guião ficou marcada para dia 30 de Maio e as I Jornadas do Mestrado em Ensino de Geografia para os dias 8 e 9 de Junho.
Por fim escrevemos o sumário:
- O guião deve conter objectivos, programa (horário e pontos de passagem), recomendações, actividades e informações organizadas por paragens e avaliação da visita pelos alunos.
- Definição dos grupos de trabalho e temas provisórios dos guiões.
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