Iniciámos a aula a falar sobre o seminário nacional do
projecto Nós Propomos que se vai realizar na próxima terça-feira (02-05-17).
De seguida o professor perguntou se alguém tinha alguma dúvida sobre as aulas que estamos a preparar e leccionar e a Eliana preparou para a aula dela a visualização de um vídeo e depois disso a realização de uma ficha de trabalho (com perguntas de preenchimento de espaços em branco). A questão que ela levantou foi: como faço a pergunta para preencher os espaços? De seguida, desenvolvemos algumas perguntas:
Observe atentamente, o vídeo “Portos de Portugal –
horizontes 2026” do Ministério do Mar (2016) e, de seguida responda às questões
abaixo enunciadas.
P: Complete os espaços em branco com a(s) palavra(s) certas.
Versão do professor.
1. A partir da informação do Ministério do Mar,
complete as seguintes afirmações:
1.1.
1.2.
1.3.
2. Observe a figura 1. Fig. 1 – Portos Marítimos
Nacionais 2017 (não colocar distribuição, localização nas legendas dos mapas
porque todos os mapas mostram a distribuição e a localização dos fenómenos
estudados)
2.1.
Preencha, na tabela 1, os nomes dos portos
assinalados no mapa de Portugal.
João Félix Pereira 1850 (cria o conceito Portugal
Continental) – escritor de manuais “Corografia de Portugal” passa o conceito
para a academia e para a sociedade.
(Índice do relatório de IPP I:
1. Introdução (objectivos)
2. Breve caracterização das escolas (duas)
3. Breve caracterização das turmas (duas)
4. Comentário às aulas observadas ao orientador
cooperante
5. Descrição e comentário às aulas leccionadas
6. Conclusões
7. Referências)
Breve caracterização das escolas (uma de cada vez):
- Escola de Rio Maior: uma pequena escola secundária
(500 alunos) numa área urbano-rural
- Uma escola tradicional de Lisboa vs uma escola
tradicional típica (escaganifobética).
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