sábado, 29 de abril de 2017

Iniciação à Prática Profissional I (9ª aula)



Iniciámos a aula a falar sobre o seminário nacional do projecto Nós Propomos que se vai realizar na próxima terça-feira (02-05-17).
De seguida o professor perguntou se alguém tinha alguma dúvida sobre as aulas que estamos a preparar e leccionar e a Eliana preparou para a aula dela a visualização de um vídeo e depois disso a realização de uma ficha de trabalho (com perguntas de preenchimento de espaços em branco). A questão que ela levantou foi: como faço a pergunta para preencher os espaços? De seguida, desenvolvemos algumas perguntas:
Observe atentamente, o vídeo “Portos de Portugal – horizontes 2026” do Ministério do Mar (2016) e, de seguida responda às questões abaixo enunciadas.
P: Complete os espaços em branco com a(s) palavra(s) certas.

Versão do professor.

   1. A partir da informação do Ministério do Mar, complete as seguintes afirmações:
1.1.
1.2.
1.3.
     2. Observe a figura 1. Fig. 1 – Portos Marítimos Nacionais 2017 (não colocar distribuição, localização nas legendas dos mapas porque todos os mapas mostram a distribuição e a localização dos fenómenos estudados)
     2.1.   Preencha, na tabela 1, os nomes dos portos assinalados no mapa de Portugal.
João Félix Pereira 1850 (cria o conceito Portugal Continental) – escritor de manuais “Corografia de Portugal” passa o conceito para a academia e para a sociedade.
 De seguida, começámos por falar novamente sobre o relatório final de IPP I:
(Índice do relatório de IPP I:
1. Introdução (objectivos)
2. Breve caracterização das escolas (duas)
3. Breve caracterização das turmas (duas)
4. Comentário às aulas observadas ao orientador cooperante
5. Descrição e comentário às aulas leccionadas
6. Conclusões
7. Referências)
Temos de colocar tópicos orientados, ou seja, quando as pessoas lerem os títulos de cada capítulo sabem logo o que está desenvolvido no capítulo todo, como exemplo temos: 
Breve caracterização das escolas (uma de cada vez):
- Escola de Rio Maior: uma pequena escola secundária (500 alunos) numa área urbano-rural
- Uma escola tradicional de Lisboa vs uma escola tradicional típica (escaganifobética).
 Por fim, falámos sobre as unidades curriculares do mestrado, onde os alunos falaram sobre a revisão de algumas unidades curriculares obrigatórias que em pouco ou nada nos ajudam no papel de professor. 

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