quarta-feira, 17 de maio de 2017

Iniciação à Prática Profissional I (11ª aula)

Iniciámos a aula a falar sobre algumas alterações nas aulas na próxima semana (será falado melhor na aula de MEG, quinta-feira).
De seguida, o professor escreveu no quadro que o relatório de IPP I é muito importante, pois será nesse momento que o professor irá avaliar o nosso desempenho nas escolas.
Outro ponto que falámos foi sobre o texto que o professor escreveu “Educação Geográfica, Trabalho de Campo e Cidadania” que eu e a Cíntia vamos apresentar noutra unidade curricular Processo Educativo – Desenvolvimento e Aprendizagem (PEDA).
De seguida, falámos sobre o blogue (o professor este fim-de-semana começou a ver o meu), gostando dos recursos que utilizei (fotografias).
Por fim, realizámos em grupo uma planificação de médio prazo, onde iremos planear 5 a 6 aulas. O professor entregou uma ficha (a que se encontra do lado esquerdo) onde no cabeçalho tínhamos  de colocar o domínio e o subdomínio. Depois na tabela temos seis colunas: Objectivos Gerais, Descritores/ Objectivos Específicos, Conteúdos, Experiências de Aprendizagem, Nº de Aulas/Calendarização e Avaliação. 
Como podemos observar na tabela, uma planificação a médio prazo ainda demora a ser feita, numa hora e meia de aula apenas conseguimos planear duas aulas e não estão completas. 
Enquanto íamos preenchendo a planificação o professor ia chamando atenção para algumas coisas: 
- no teste diagnóstico podemos e devemos colocar questões sobre o interesse dos alunos, ou seja, qual o interesse maior deles (qual o conteúdo que mais gostam), quais as disciplinas preferidas, quais os métodos (actividades) que gostam mais - estas perguntas são de carácter diagnóstico;
- vimos que existem três tipos de avaliação: diagnostica, formativa e sumativa;
- Escola Ecológica (defende que a geografia estuda a relação entre o Homem e o meio - entre a sociedade e a natureza): determinista (o meio determina o Homem) e possibilista (o Homem e o meio influenciam-se mutuamente), ex: Orlando Ribeiro.

Por último, o professor desenhou no quadro um esboço de um possível exercício para realizar com os alunos,pois enquanto estávamos a a fazer a planificação ninguém falou do planeamento que está nas metas curriculares, e com este simples exercício conseguimos colocar os alunos a pensar. Os alunos têm várias características do relevo e têm de definir a localização de um miradouro, um parque, habitações e o professor Sérgio Claudino!!

Na última hora da aula, tivemos o privilégio de ouvir o Glauber Barros falar de duas experiências que teve enquanto professor no Brasil. Entre 2011 a 2013 o Glauber foi professor no ensino superior (Universidade do Estado da Bahia) e ensino técnico profissional (Instituto Federal da Bahia), nesta última foi onde ele desenvolveu as duas práticas que nos veio mostrar. Estas duas práticas foram inscritas no prémio Melhores Experiências de Professores de Geografia do Mundo.
A primeira actividade que foi desenvolvida foi a criação de banda desenhada sobre o papel da mulher no Brasil, isto porque muitas alunas sentiam-se descriminadas tanto pelos colegas como pelos professores. O Glauber conseguiu excelentes resultados e no final as alunas já não tinham queixas dos colegas, mas os professores não mudaram! A segunda actividade foi a criação de um vídeo relacionado com a globalização (durante uns cinco minutos o Glauber passou um excerto de um dos trabalhos realizados).
Obrigada Glauber pela partilha das experiências!
O sumário foi ditado pelo professor na aula de Trabalho de Campo em Geografia:
- A importância do relatório em IPP I.
- A escola ecológica estuda a relação do homem com o território, subdivide-se em escola determinista e escola possibilista em que se filia Orlando Ribeiro.
- Planificação a médio prazo de duas aulas do 7º ano.
- A realização de exercícios elementares de planeamento contrariando a tradição francófona.
-Apresentação de uma experiência de ensino do Glauber Barros.


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