Começámos a aula, fazendo um balanço positivo do encontro do
projecto Nós Propomos.
Enquanto esperávamos pelos restantes colegas (estávamos 4
alunos no inicio da aula) o professor pediu para em grupos de dois fazer uma
questão de escolha múltipla.
A nossa escolhida foi:
(Pergunta minha e do Miguel)
1. Assinale com X
a resposta mais correcta.
Em que ano entrou aderiu Portugal à União Europeia:
a) 1976 __
b) 1985 __
c) 1986 __
d) 1987 __
e) 1988 __
(Pergunta do Francisco e do Tiago):
2. Observe a Fig. 1:
Assinale com X a resposta correcta:
Identifique Qual a região do globo com maior fluxo de
“Tweets”?
a) África Subsariana __
b) Leste Europeu __
c) Eixo Londres-Milão __
d) Sudeste Asiático __
(Pergunta do professor):
a) África Subsariana __
b) Leste Europeu __
c) Eixo Londres-Milão __
d) Sudeste Asiático __
Não se pode pedir a opinião dos
alunos porque assim, bem justificadas estariam todas as respostas correctas.
Para salvar esta pergunta podemos colocar uma pergunta seguinte para os alunos
justificarem a sua resposta. Mas assim não teríamos a diversificar os conteúdos
que estaríamos a avaliar. A pergunta acima está mal formulada.
Perguntas de dupla alternativa (Perguntas de verdadeiro ou falso)
Classifique as afirmações
seguintes de verdadeiro (V) ou falso
(F).
Assinale com V ou F as afirmações
que se seguem, consoante sejam verdadeiras ou falsas.
V A ecúmena é a área do planeta
permanentemente habitada pelo Homem.
F A ecúmena tem aumentado
ao longo dos anos.
Estas perguntas têm 50% de
probabilidade de os alunos acertarem ao responder ao acaso. A solução é não
fazer perguntas de dupla alternativa. A segunda opção é fazer um conjunto de
afirmações para serem respondidas (acertar ao acaso a duas perguntas pode
acontecer mas a seis já é preciso ter muita sorte). Atribuir uma cotação
limitada.
Quem criou os exames/teste foram
os jesuítas.
Perguntas de preenchimento de
lacunas
Havendo três espaços para
responder deve-se dar seis opções de resposta, ou seja, dar o dobro de opções
relativamente aos espaços. Podíamos não dar opções de resposta mas o preferível
é dar as opções de resposta.
Perguntas de ordenamento/sequencialização - fases ou etapas e hierarquização por ordem de grandeza
“população, escalas”.
Ordene, por ordem crescente, de 1
(menor) a 5 (maior), os seguintes países, de acordo com a respectiva população
absoluta.
Luxemburgo ___ Alemanha
___ Republica Checa ___ Finlândia___ França___
Se o aluno acertar alguns
números, essas respostas devem ser contabilizadas. (mostra o mínimo
conhecimento que os alunos têm).
Crucigramas ; Sopa de Letras
Sim, na ficha de trabalho.
Não, nos testes (porque se o aluno
erra uma, tem tendência de errar as restantes e por outro lado se ele
acertar uma, começa a ter letras a ajudar nas próximas).
Por último escrevemos o sumário:
O seminário do Projecto
Nós Propomos! e o agradecimento à turma.
Exercícios de construção de
perguntas de escolha múltipla.
As perguntas de dupla alternativa
devem ser evitadas.
Perguntas de ordenamento /
sequencialização.
Evitar crucigramas e sopas de
letras nos testes.
Sem comentários:
Enviar um comentário