sexta-feira, 5 de maio de 2017

Metodologias do Ensino de Geografia (9ª aula)

Começámos a aula, fazendo um balanço positivo do encontro do projecto Nós Propomos.
Enquanto esperávamos pelos restantes colegas (estávamos 4 alunos no inicio da aula) o professor pediu para em grupos de dois fazer uma questão de escolha múltipla.
A nossa escolhida foi:
(Pergunta minha e do Miguel)
1. Assinale com X a resposta mais correcta.
Em que ano entrou aderiu Portugal à União Europeia:
a) 1976  __
b) 1985 __
c) 1986 __
d) 1987 __
e) 1988 __
(Pergunta do Francisco e do Tiago):
2. Observe a Fig. 1:
Assinale com X a resposta correcta:
Identifique Qual a região do globo com maior fluxo de “Tweets”?
a) África Subsariana __
b) Leste Europeu __
c) Eixo Londres-Milão __
d) Sudeste Asiático __
(Pergunta do professor):
Na sua perspectiva Qual a região do globo com maior fluxo de “Tweets”?
a) África Subsariana __
b) Leste Europeu __
c) Eixo Londres-Milão __
d) Sudeste Asiático __
Não se pode pedir a opinião dos alunos porque assim, bem justificadas estariam todas as respostas correctas. Para salvar esta pergunta podemos colocar uma pergunta seguinte para os alunos justificarem a sua resposta. Mas assim não teríamos a diversificar os conteúdos que estaríamos a avaliar. A pergunta acima está mal formulada.
Perguntas de dupla alternativa (Perguntas de verdadeiro ou falso)
Classifique as seguintes afirmações de verdadeiro ou falso.  
Classifique as afirmações seguintes de verdadeiro (V) ou falso (F).
Assinale com V ou F as afirmações que se seguem, consoante sejam verdadeiras ou falsas.  
V A ecúmena é a área do planeta permanentemente habitada pelo Homem.
F A ecúmena tem aumentado ao longo dos anos.
Estas perguntas têm 50% de probabilidade de os alunos acertarem ao responder ao acaso. A solução é não fazer perguntas de dupla alternativa. A segunda opção é fazer um conjunto de afirmações para serem respondidas (acertar ao acaso a duas perguntas pode acontecer mas a seis já é preciso ter muita sorte). Atribuir uma cotação limitada.
Quem criou os exames/teste foram os jesuítas.
Perguntas de preenchimento de lacunas
Havendo três espaços para responder deve-se dar seis opções de resposta, ou seja, dar o dobro de opções relativamente aos espaços. Podíamos não dar opções de resposta mas o preferível é dar as opções de resposta.
Perguntas de ordenamento/sequencialização - fases ou etapas e hierarquização por ordem de grandeza “população, escalas”.
Ordene, por ordem crescente, de 1 (menor) a 5 (maior), os seguintes países, de acordo com a respectiva população absoluta.
Luxemburgo ___ Alemanha ___ Republica Checa ___ Finlândia___ França___
Se o aluno acertar alguns números, essas respostas devem ser contabilizadas. (mostra o mínimo conhecimento que os alunos têm).



Crucigramas ; Sopa de Letras
Sim, na ficha de trabalho.
Não, nos testes (porque se o aluno erra uma, tem tendência de errar as restantes e por outro lado se ele acertar uma, começa a ter letras a ajudar nas próximas).




Por último escrevemos o sumário: 
O seminário do Projecto Nós Propomos! e o agradecimento à turma.
Exercícios de construção de perguntas de escolha múltipla.
As perguntas de dupla alternativa devem ser evitadas.
Perguntas de ordenamento / sequencialização.
Evitar crucigramas e sopas de letras nos testes.

Sem comentários:

Enviar um comentário