sábado, 27 de maio de 2017

Visita de Estudo a Setúbal

Na passada quinta-feira (25 de Maio), eu, a Cíntia e a Eliana fomos a Setúbal explorar um pouco a cidade para desenvolver o nosso guião de visita de estudo.
Quando chegámos dirigimo-nos a um posto de turismo para pedir algumas indicações, onde a  senhora foi muito simpática e até nos deu alguns folhetos (inclusive o mapa de Setúbal).
De seguida fomos à lota, quando chegámos ao local já estava a ser tudo lavado (por voltas das 10h30m), falámos com uma senhora que estava a lavar o chão e disse-nos que estavam abertos desde as 22 horas (quando o peixe começa a chegar). Estão em instalações provisórias enquanto fazem obras nas principais.
Também passámos pelo porto de Setúbal, onde vimos alguns barcos e pescadores (de cana), ainda falámos com uma ou duas pessoas sobre esta actividade (onde era a lota?; e como funcionava). Depois de algumas conversas e fotografias fomos a pé até ao "grande" mercado de Setúbal "Mercado do Livramento".


Dentro do mercado, pudemos ver diversas espécies de peixes, todos bem fresquinhos. A Cíntia perguntou a uma das senhoras que estava na banca do peixe se ele era todo de Setúbal e a senhora disse que não, que vinha de Setúbal, Sesimbra, Peniche, etc. Depois de muitas fotografias aos peixes, voltámos ao campo e dirigimo-nos para o Museu do Trabalho.











No Museu do Trabalho, toda a nossa visita idealizada ganhou forma, ou seja, falámos com duas senhoras do departamento educativo que nos receberam muito bem. Elas realizam visitas de estudo aos locais que nós queríamos visitar com os alunos, ou seja, começamos na lota e vamos até ao mercado (da parte da manhã) e acabamos no Museu do Trabalho Michel Giacometti onde visitaremos a indústria conserveira (da parte da tarde). Durante a hora de almoço os alunos irão estar na avenida principal de Setúbal onde poderão realizar a actividade de tirar foto à ementa dos restaurantes (e onde terão o tão esperado McDonald para o almoço deles). Como título para a visita ficou "Da lota à lata", ou seja, os alunos irão neste dia acompanhar todo o processo que o peixe fazia antigamente, desde a chegada à lota até chegar à fábrica de conservas.


Sem comentários:

Enviar um comentário