Eu como tive assistir a uma aula no Colégio São Tomás lecciona pelo Tiago cheguei um pouco atrasada à aula.
Começaram a aula a falar de uma aula sobre o relevo (7ºano), ou seja, algumas dicas sobre como leccionar esta aula:
- mostrar um mapa topográfico;
- mostrar imagens de diferentes formas de relevo;
- pequena ficha de trabalho ou actividades de associação.
Depois disto, passámos para as perguntas de associação (hipóteses de formulação de questões).
Onde o professor nos deu um exercício, tínhamos de corrigir e completar esta pergunta (fotografia à esquerda):
- Faça corresponder, através de setas, os tipos de clima da coluna A com as formações vegetais da coluna B.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi2Ri10LT95R0ast_a5yZmhtp96wM4a8k_bg6yOtiRRK8hX5EntrZ4NS8v0NF7ED-P0mCpsnPwErMEU3UjF7jBDMa6CnDdql6v_uN840OAhXqjnFsdKJFWpfv0iUWfNqmZyIjmeDvgVEpEW/s400/18600838_10202961115064408_473356501_n.jpg)
- Faça corresponder, através de setas, os tipos de clima da coluna A com as formações vegetais da coluna B.
ou
- Faça corresponder os números da coluna A com as letras da coluna B.
ou
Assinala à frente de cada clima (coluna A) a letra que identifica a formação vegetal correspondente (coluna B), é o que representa a fotografia, tivemos de colocar tracinhos de forma os alunos terem espaço para colocar a resposta.
Depois as correcções feitas no exercício foram colocar mais duas alíneas na coluna B de forma a fazer os alunos pensarem mais pois podiam saber as primeiras três e assim tinham uma resposta de "graça".
As perguntas de associação ou correspondência avaliam de forma mais eficaz uma grande quantidade de conteúdos.
Depois a Diana deu outra hipótese de questão:
- Assinala à frente de cada definição (coluna II) a letra que identifica o conceito correspondente (ou o respectivo conceito - forma mais correcta) (coluna I).
Este tipo de perguntas é obrigatório nos teste sumativos.
Exemplo:
Assinala à frente da região (coluna A) as letras que identificam as produções correspondentes (coluna B).
Coluna A Coluna B
Regiões: Produções:
Minho ___ 1. Batata
Trás-os-Montes ___ 2.Trigo
Alentejo __ 3. Vinho
4. Azeite
5. Milho
De seguida passámos ao segundo exercício que o professor tinha na ficha que nos entregou, onde tinha seis frases escritas (tipos de exercícios que podemos realizar com os alunos) e tínhamos de as classificar segundo as categorias da Taxonomia de Bloom, ou seja, se eram de aquisição de conhecimentos, de compreensão, de aplicação, de análise, de síntese ou de avaliação (em seis conseguimos acertar na última).
Ao longo dos exercícios o professor foi dando algumas informações sobre o teste (momento de avaliação escrito):
- deve-se começar com perguntas de grau de dificuldade baixo (menor, ou seja, perguntas mais fáceis);
- o teste deve incidir sobre os conteúdos leccionados nas aulas;
- deve ser feito para um período de tempo inferior ao tempo da aula;
- todos os testes têm de ter cabeçalho;
- todas as indicações têm de vir escritas no teste.
Este tipo de perguntas é obrigatório nos teste sumativos.
Exemplo:
Assinala à frente da região (coluna A) as letras que identificam as produções correspondentes (coluna B).
Coluna A Coluna B
Regiões: Produções:
Minho ___ 1. Batata
Trás-os-Montes ___ 2.Trigo
Alentejo __ 3. Vinho
4. Azeite
5. Milho
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjC04sDBZRXLkt2ut4Le3yW6b50mrZospd2TRA6znfKB_NuZNMwUbLhxk_B92MWDUR5H7L1-B2Sr1QPwVJpAWnlIAvE-e_ewUVDMKHJAQfQ-Zk4vX02FtEEAeZaEOZYqwAkwcqTPnnTuujK/s400/18518820_10202961115144410_1586310260_n.jpg)
Ao longo dos exercícios o professor foi dando algumas informações sobre o teste (momento de avaliação escrito):
- deve-se começar com perguntas de grau de dificuldade baixo (menor, ou seja, perguntas mais fáceis);
- o teste deve incidir sobre os conteúdos leccionados nas aulas;
- deve ser feito para um período de tempo inferior ao tempo da aula;
- todos os testes têm de ter cabeçalho;
- todas as indicações têm de vir escritas no teste.
Por fim, já no final da aula escrevemos o sumário:
As perguntas de associação ou correspondência são fundamentais nos testes porque avaliam com eficácia muitos conteúdos.
Exercícios sobre a taxonomia de Bloom.
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