Esta aula deveria ter sido no dia 9 de maio mas como o professor ia estar de manhã em Coimbra, para não andar a correr passámo-la para dois dias (11 e 18 de maio - uma hora e meia cada dia).
No dia 11 de maio analisámos um guião de visita de estudo e também falámos um pouco sobre o nossa visita e a elaboração do nosso guião (decisão final do local e começar a traçar o trajecto da viagem).
O guião analisado foi "Conhecer a Costa da Caparica", realizado em 2006 na Escola Secundária Emídio Navarro para alunos do 7º ano, após a análise do mesmo temos de assumir que o guião foi entregue aos alunos na véspera uma vez que tem recomendações que devem ser dadas antes da visita de estudo.
Na 1ª página tem a capa (bem construída): nome da escola, título, ano e turma e data falta o nome e os contactos dos professores e a disciplina que realiza esta visita de estudo.
Na contra capa tem um aspecto muito positivo pois tem lugar para os alunos colocarem o nome de forma a tornarem o caderno seu.
Um ponto negativo, faltam os nomes de todos os participantes na visita (alunos e professores).
Na 2ª página encontramos uma síntese sobre o litoral. O texto não está pesado mas poderia ser dado num documento prévio nas aulas (quando se prepara a visita de estudo com os alunos) - os textos maiores sobre o que vamos ver devem ser todos dados antecipadamente, nas aulas preparatórias.
Na 3ª página temos as orientações, o percurso, o material necessário e as regras de trabalho. Na minha opinião a 2ª página devia trocar com a 3ª página. Os objectivos são muito bonitos mas não são significativos para os alunos. Em relação às regras de trabalho colocar algumas relativamente importantes como seguirem as orientações dos professores, seguirem o percurso indicado, etc.
A partir da 4ª página começam as paragens, com algumas perguntas. A partir da pergunta 4.3. deveriam ter colocado coloca um x na opção correta e não deviam repetir isso em todas as questões (acaba por cair no ridículo estar sempre a dizer o mesmo). Não se percebe qual o objectivo da pergunta 7.3. (as fotografias vão servir para quê?). Na questão 7.4. nota-se que o guião é mal pensado uma vez realizado no final de visita de estudo (deviam ter especificado o que queriam no esboço.)
Encontra-se mal organizado, uma vez que não está organizado pelas paragens (por exemplo: não falam da cidade).
A legenda que escolheram para o mapa não é a melhor, é a localização absoluta de quê?!
As paragens deviam ser mais perceptíveis, e o que se esperava delas também.
Um aspecto positivo é ter um espaço para os alunos avaliarem a visita de estudo.
Mesmo assim, globalmente, este é o melhor guião que analisámos.
Depois desta análise o professor disse que no dia 18 (uma semana depois) íamos fazer uma pré-apresentação da visita de estudo que estamos a preparar.
Por último escrevemos o sumário:
- Comentário de um guião de visita de estudo à costa da Caparica: aspectos positivos e negativos.
- Ponto de situação dos trabalhos de grupo.
No final desta aula ainda escrevemos o sumário de MEG e apontámos uma vez mais as datas de entrega dos trabalhos:
- Guião da visita de estudo (5 de Junho);
- Trabalho MEG (20 de Junho);
- Relatório de IPP I (30 de Junho).
Na segunda parte da aula (dia 18 de maio) vimos a apresentação do Miguel, onde nos mostra as suas ideias prévias para o guião da visita de estudo. Durante a sua apresentação o professor foi dando algumas orientações de forma a melhorar o trabalho, excelente apresentação das suas ideias - o Miguel está no bom caminho!
Aspectos que devemos ter em conta:
- Qual o percurso e quais as paragens;
- Que perguntas fazemos nas paragens;
- Fazer uma apresentação sobre a visita (pedir para tirar fotografias durante a visita - tem de dar um título à fotografia);
- Pedir um relatório, um poster;
- Colocar no guião a paragem para o almoço/lanche/casa de banho e a avaliação da visita de estudo.
No pré-guião temos de dizer aos alunos qual a actividade que vão fazer (relatório, poster, apresentação) para eles durante a visita já irem preparando as coisas.
Em caso de apresentação temos de dar actividades enquanto um grupo apresenta, ou seja, para não estarem só a olhar e ficar alguma coisa de cada apresentação (uma imagem que lhes despertou atenção, dar um título à apresentação dos colegas).
Marcar num mapa mundo as pessoas que os colegas entrevistaram durante a visita.
Por último escrevemos o sumário:
- Discussão da apresentação do Miguel relativa a uma visita à Mouraria.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj5iABwoX9Kwg44Vb3-JluOW5FGAh0ZnK8t9T3Ah8b3_j4oPPOesHds2EfPquKqA_CWs51z6UhFd5mlpz6u907HtNKBvmpSqyfPVhnaxSs3mI9h3Aa6hvm8yD9z-UxfpIUUn4YtqtCaQQoq/s400/20049287_10203209961805421_1618530379_o.jpg)
Na 1ª página tem a capa (bem construída): nome da escola, título, ano e turma e data falta o nome e os contactos dos professores e a disciplina que realiza esta visita de estudo.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjkDP_jWkPLDEq8TNFwNklK70RuartuU1HaZPppOb1MrGpj3ysynhnnT9WmlRWHbcTBLpFp5h4oX-7sGwn0Z6bqe64-em4TlZxmuoXAHKZkEJD850-JbOe70lMCPtwpKQwYb5yhvgz0WjH8/s400/19911553_10203209961765420_314199512_o.jpg)
Um ponto negativo, faltam os nomes de todos os participantes na visita (alunos e professores).
Na 2ª página encontramos uma síntese sobre o litoral. O texto não está pesado mas poderia ser dado num documento prévio nas aulas (quando se prepara a visita de estudo com os alunos) - os textos maiores sobre o que vamos ver devem ser todos dados antecipadamente, nas aulas preparatórias.
Na 3ª página temos as orientações, o percurso, o material necessário e as regras de trabalho. Na minha opinião a 2ª página devia trocar com a 3ª página. Os objectivos são muito bonitos mas não são significativos para os alunos. Em relação às regras de trabalho colocar algumas relativamente importantes como seguirem as orientações dos professores, seguirem o percurso indicado, etc.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhhSPYuFCcv1ra2XLtBJHxT_uvnpKye4cqLuf0gprArW5svPi6ytQ8Pcnorwe7f4FirPsr6jxEJqnK9011lN3xCTwA3AqPM25LOkw5oZlvC-hybZ0BY5VypVgFHJMCz0DyilDVOkTNqI6eK/s400/19893995_10203209962085428_1128118159_o.jpg)
Encontra-se mal organizado, uma vez que não está organizado pelas paragens (por exemplo: não falam da cidade).
A legenda que escolheram para o mapa não é a melhor, é a localização absoluta de quê?!
As paragens deviam ser mais perceptíveis, e o que se esperava delas também.
Um aspecto positivo é ter um espaço para os alunos avaliarem a visita de estudo.
Mesmo assim, globalmente, este é o melhor guião que analisámos.
Depois desta análise o professor disse que no dia 18 (uma semana depois) íamos fazer uma pré-apresentação da visita de estudo que estamos a preparar.
Por último escrevemos o sumário:
- Comentário de um guião de visita de estudo à costa da Caparica: aspectos positivos e negativos.
- Ponto de situação dos trabalhos de grupo.
No final desta aula ainda escrevemos o sumário de MEG e apontámos uma vez mais as datas de entrega dos trabalhos:
- Guião da visita de estudo (5 de Junho);
- Trabalho MEG (20 de Junho);
- Relatório de IPP I (30 de Junho).
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjoDOfzDQ3KQ9uqYmV32R2aR4JoQKkW_dxWSum3Ouri23_DDWCBzaOlkM9H4AWmokqRZaE7-4QRSv8f_CRgc_XMX-eFGHcTXE84HBefal2MShScBKNW1qLqIm2q2ryw-iZwkwqNGPFp3JMl/s400/IMG_20170518_162200.jpg)
Aspectos que devemos ter em conta:
- Qual o percurso e quais as paragens;
- Que perguntas fazemos nas paragens;
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj7HlrDUcw-L82-IRxN8z75EAMmDlYMt097hOM_DEsOLKvX4p0fOCHLAvQcz0zP_wZITSMtv2749Ep4SDDU_5U0rvhcl-Ec3COu7QiLVziGikXTfM2Rue0vSF_9BCXLPN8lxtoihD4efVV3/s400/IMG_20170518_162220.jpg)
- Pedir um relatório, um poster;
- Colocar no guião a paragem para o almoço/lanche/casa de banho e a avaliação da visita de estudo.
No pré-guião temos de dizer aos alunos qual a actividade que vão fazer (relatório, poster, apresentação) para eles durante a visita já irem preparando as coisas.
Em caso de apresentação temos de dar actividades enquanto um grupo apresenta, ou seja, para não estarem só a olhar e ficar alguma coisa de cada apresentação (uma imagem que lhes despertou atenção, dar um título à apresentação dos colegas).
Marcar num mapa mundo as pessoas que os colegas entrevistaram durante a visita.
Por último escrevemos o sumário:
- Discussão da apresentação do Miguel relativa a uma visita à Mouraria.
Sem comentários:
Enviar um comentário