sábado, 20 de maio de 2017

Metodologias do Ensino de Geografia (11ª aula)

Iniciámos a aula com a confirmação que na próxima semana não haverá aula.
De seguida, voltámos a falar da taxonomia de Bloom, que tem três domínios: afectivo (sentimentos), psicomotor (físico e psicológico), cognitivo (é o que nós vamos debruçar).
O domínio cognitivo está dividido em seis categorias. Temos as antigas e as novas categorias (revisão da primeira) embora que as primeiras sejam as mais correctas:
1.Conhecimento - Lembrar
2. Compreensão - Entender
3. Aplicação - Aplicar
4. Análise - Analisar
5. Síntese - Sintetizar
6. Avaliação - Criar
Perguntas de aquisição 
de conhecimentos: (não 
podemos construir 
uma definição, são
perguntas de memorização).
Exemplo de uma pergunta de
aquisição de conhecimento:
     1.       Diga o que entende por
      desertificação.
R: Para mim a desertificação
é a multiplicação de
nascentes de água.
Não podemos fazer este tipo
de perguntas porque os
alunos podem dar a opinião
deles e assim não haveriam
respostas erradas.
Correcção: Defina desertificação.
Perguntas de compreensão 
(relacionado com perguntas de interpretação): 
      1.       Analise o quadro seguinte e indique o número de nascimentos em 2011.
Correcção: 1. Observe o quadro da figura 1.
1.1. Indique o nº de nascimentos em 2011.
      2.       Observe o mapa da distribuição da população à escala mundial e indique os
focos populacionais.
Correcção: 2. Observe a distribuição da população à escala mundial (fig.2).
2.1. Indique os principais focos principais.
Perguntas de Aplicação (vai buscar os conhecimentos prévios para explicar uma situação
relativamente nova):
2.2. Justifica a localização dos principais focos populacionais.
Estas três categorias são as mais utilizadas nos dias de hoje nas escolas.
Perguntas de Análise (vai além da mera descrição):
Pergunta: 1. Observa os principais fluxos migratórios (mapa 1).
      1.1. Identifica os principais centros de origem dos fluxos e os destinos dos mesmos.
      1.2. Identifica agora, as relações de dependência que se estabelecem à escala mundial.
Perguntas de Síntese (exige uma grande criatividade):
      1.       Desenhar / completar a ocupação de um território num mapa.
      2.       Construir um vídeo sobre a fome no mundo.
      3.       Pedir aos alunos para escreverem três perguntas que possam vir no teste.
Perguntas de Avaliação (vai buscar mesmo a opinião dos alunos mas de forma
fundamentada):
      1.       Pronuncie-se de forma fundamentada sobre as relações de dependência económica
entre o norte e sul.
De seguida, o professor mostrou-nos um texto brasileiro que faz uma síntese muito boa sobre estes tipos de perguntas, ou seja, dá-nos a definição de cada categoria e ainda nos dá um lista de verbos que podem nos ajudar a identificar as categorias.










De seguida,  construímos uma matriz de objectivos e conteúdos, muito útil para quando estamos a fazer um teste e a fazer a cotação das questões, pois conseguimos logo ter uma noção do que está a ter menos e mais peso. Onde o professor disse que a aquisição e a compreensão devem ter no total 60% da cotação e que as restantes perguntas terem 40%.

Por último escrevemos o sumário:
A Taxonomia de Bloom e a construção de matrizes. 
- No ensino básico, aplica-se, principalmente, perguntas de aquisição, compreensão e de aplicação, tendo os dois primeiros objetivos cerca de 60% da cotação.
- A matriz ajuda a identificar os objetivos e conteúdos mais valorizados e a reajustar as cotações.




Sem comentários:

Enviar um comentário