Iniciámos a aula com a confirmação que na próxima semana não
haverá aula.
De seguida, voltámos a falar da taxonomia de Bloom, que tem três domínios: afectivo (sentimentos),
psicomotor (físico e psicológico), cognitivo (é o que nós vamos debruçar).
O domínio cognitivo está dividido em seis categorias. Temos as antigas e as novas categorias (revisão da primeira) embora que as primeiras sejam as mais correctas:
1.Conhecimento - Lembrar
2. Compreensão - Entender
3. Aplicação - Aplicar
4. Análise - Analisar
5. Síntese - Sintetizar
6. Avaliação - Criar
Perguntas de aquisição
de conhecimentos: (não
podemos construir
uma
definição, são
perguntas de memorização).
Exemplo de uma pergunta de
aquisição de conhecimento:
aquisição de conhecimento:
1.
Diga o que entende por
desertificação.
desertificação.
R: Para mim a desertificação
é a multiplicação de
nascentes de água.
é a multiplicação de
nascentes de água.
Não podemos fazer este tipo
de perguntas porque os
alunos podem dar a opinião
deles e assim não haveriam
respostas erradas.
de perguntas porque os
alunos podem dar a opinião
deles e assim não haveriam
respostas erradas.
Correcção: Defina desertificação.
Perguntas de compreensão
(relacionado com perguntas de interpretação):
(relacionado com perguntas de interpretação):
1. Analise
o quadro seguinte e indique o número de nascimentos em 2011.
Correcção: 1. Observe o quadro da figura 1.
1.1. Indique o
nº de nascimentos em 2011.
2. Observe
o mapa da distribuição da população à escala mundial e indique os
focos populacionais.
focos populacionais.
Correcção: 2. Observe a distribuição da população à escala mundial
(fig.2).
2.1. Indique os
principais focos principais.
Perguntas de Aplicação (vai buscar os conhecimentos prévios para
explicar uma situação
relativamente nova):
relativamente nova):
2.2. Justifica
a localização dos principais focos populacionais.
Estas três categorias são as
mais utilizadas nos dias de hoje nas escolas.
Perguntas de Análise (vai além da mera descrição):
Pergunta: 1. Observa os
principais fluxos migratórios (mapa 1).
1.1. Identifica
os principais centros de origem dos fluxos e os destinos dos mesmos.
1.2. Identifica
agora, as relações de dependência que se estabelecem à escala mundial.
Perguntas de Síntese (exige uma grande criatividade):
1.
Desenhar / completar a ocupação de um território
num mapa.
2.
Construir um vídeo sobre a fome no mundo.
3.
Pedir aos alunos para escreverem três perguntas
que possam vir no teste.
Perguntas de Avaliação (vai buscar mesmo a opinião dos alunos mas
de forma
fundamentada):
fundamentada):
1.
Pronuncie-se de forma fundamentada sobre as
relações de dependência económica
entre o norte e sul.
entre o norte e sul.
De seguida, construímos uma matriz de objectivos e conteúdos, muito útil para quando estamos a fazer um teste e a fazer a cotação das questões, pois conseguimos logo ter uma noção do que está a ter menos e mais peso. Onde o professor disse que a aquisição e a compreensão devem ter no total 60% da cotação e que as restantes perguntas terem 40%.
Por último escrevemos o sumário:
- A Taxonomia de Bloom e a construção de matrizes.
- No ensino básico, aplica-se, principalmente, perguntas de aquisição, compreensão e de aplicação, tendo os dois primeiros objetivos cerca de 60% da cotação.
- A matriz ajuda a identificar os objetivos e conteúdos mais valorizados e a reajustar as cotações.
Sem comentários:
Enviar um comentário